Guia de guerreiros

24-09-2010 16:49

 

 O guerreiro

Vantagens:

  • Boa velocidade de ataque
  • Alto dano físico e defesa física
  • Vastas opções de escolha de armas, variações de builds e Habilidades

Desvantagens:

  • É prejudicado em combates à distância
  • Baixa defesa mágica
  • Não causa dano mágico*

* O guerreiro não possui nenhum ataque mágico específico. Porém, em alguns poucos ataques, imbui suas armas com danos elementais, causando uma baixa porcentagem de dano mágico.

ATRIBUTOS

 

Atributos são as características que fazem um personagem. Elas são variadas e estão relacionadas a ataque e defesa, quantidade de HP e MP, índice de acerto e esquiva, entre outros. Os atributos estão disponíveis através de duas maneiras:

 

Este é o painel de vida, em que são exibidos HP, MP, experiência, vitalidade e chi. Além do nome do personagem, classe e nível.

Esta é a janela de status, que pode ser acessada pelo comando Alt +C. Aqui são exibidas todas as informações referentes à build do personagem. Na imagem, podemos ver os atributos iniciais de um guerreiro.

Pode-se perceber que o painel de vida mostra poucas informações, somente para acompanhamento durante a batalha. Já a janela de status exibe todas as informações correspondentes ao personagem. Conforme o personagem evolui, seu status também evolui. É aqui que o jogador constrói seu personagem.

A cada nível avançado, o Guerreiro ganha 30 pontos de HP e 18 pontos de MP. Além disso, também recebe 5 Pontos de Status para distribuir entre CON, FOR, INT e DES.

CON(constituição):

  • Aumenta a defesa física.
  • Cada ponto de CON aumenta seu HP máximo em 15.
  • Aumenta a regeneração de HP (no modo de batalha, ela cai em 75%).

INT(intelecto):

  • Aumenta a defesa mágica dos 5 elementos.
  • Cada ponto de INT aumenta seu MP máximo em 9.
  • Aumenta a regeneração de MP (no modo de batalha, ela cai em 75%).

DES(destreza):

  • A cada ponto de DES, o guerreiro recebe 10 em acerto e 10 em esquiva. Estes valores influenciam diretamente na porcentagem do acerto de seu ataque e na esquiva de um ataque feito contra você.
  • Também aumenta as chances de acerto crítico (a cada 20 pontos, o valor de crítico sobe em 1%).

FOR(força):
O atributo mais importante para um Guerreiro. O aumento de pontos de força implica em:

  • Adiciona pontos de ataque e defesa física.
  • A cada 6 pontos de FOR, o Guerreiro recebe 4 pontos de Defesa.

Além disso, a FOR funciona diferente dos demais atributos. A quantidade de pontos de FOR que o guerreiro possui irá gerar um fator de ataque “N”. Este número irá afetar o equipamento de ataque físico que estiver em uso. Se o Guerreiro usa uma arma com ataque “A”, sua FOR agirá como um multiplicador. Ou seja, o fator de ataque multiplicado pelo ataque da arma, será equivalente ao dano final – algo como “N x A = ataque final”. Quanto maior for o valor de FOR, maior será multiplicador.

 

 

ESCOLHA DAS ARMAS

O Guerreiro tem à sua disposição quatro tipos diferentes de armas, cada uma delas com características diferentes, que serão exploradas de acordo com o caminho escolhido pelo jogador.

Escolha um tipo de arma já no início e evolua as Habilidades no caminho dela. Conforme seu nível for aumentando, ou surgir à necessidade, pode-se escolher um segundo caminho de armas – mesmo porque logo no início você não terá pontos suficientes de alma para evoluir Habilidades de dois ou mais caminhos satisfatoriamente. Se o fizer, vai ficar com dois ou mais disponíveis, porém fracos.

Escolher um segundo caminho de armas ajuda bastante na evolução, pois com as diferentes características de cada arma, é possível bolar uma estratégia de jogo mais flexível de acordo com a situação. É possível até mesmo investir em todas as armas, se achar conveniente e viável.

É importante frisar que a escolha da arma deve ser feita antes mesmo do início da distribuição de pontos de atributo. Isso porque as armas possuem diferentes requisitos. Por exemplo, enquanto os machados requerem muita FOR e baixa DES, as garras requerem FOR e DES médias. O não planejamento da evolução do caminho de armas pode levar o jogador a ter que se utilizar de técnicas para reverter seus atributos, o que acaba saindo caro.

Antes de mais nada, é importante termos uma visão geral das armas. Na tabela a seguir, veremos de acordo com a velocidade de ataque:

Arma Ataques por Segundo Dano
Machados / Martelos 0,83 Alto
Machados de Haste Longa / Marretas 0,91 Alto
Espadas duplas / Lâminas duplas 0,91 Médio
Lanças/Estacas 1,00 Médio
Espadas / Lâminas 1,11 Médio
Punhos / Garras 1,43 Baixo

Agora, uma visão mais detalhada sobre o papel que cada arma desempenha na vida de um Guerreiro. Mais detalhes serão vistos na próxima seção, de acordo com os builds:

  • Machados e Martelos – Velocidade de ataque baixa e dano alto tornam os machados e martelos a escolha de muitos guerreiros para sua evolução de níveis. Possui excelentes Habilidades de área. Em combate PVP, não é muito bom, devido ao alto índice de erros. Mas esta pode ser compensada com o uso de equipamentos que adicionem bônus em DES ou acerto.
  • Lanças – Com velocidade de ataque um pouco mais alta que os machados e martelos, e o segundo maior ataque dentre as armas de Guerreiros, as lanças também são uma boa escolha. Somando-se o alcance, entre 12 e 15 metros, esta é a arma perfeita para lutar contra monstros ou jogadores que atacam à distância. Apesar de possuir muitas Habilidades de área, todas são em linha reta, o que torna sua execução trabalhosa.
  • Espadas duplas e Lâminas duplas – Mesma velocidade de ataque das lanças possui dano considerável para PVE e bom para PVP. Sua velocidade de ataque é muito bem compensada pelas Habilidades que multiplicam bastante seus ataques, tornando estas as armas do tipo de Guerreiro de maior dano contra um único inimigo. Possui poucas Habilidades de área.
  • Espadas e Lâminas – Poucas Habilidades de área, mas muitas voltadas para o PVP. Isto torna este tipo de arma a escolha certa para jogadores que querem enfrentar outros jogadores. Possui alta velocidade de ataque, alta chance de críticos e baixa chance de erro, já que possuem um requerimento razoável de DES. Seu maior ponto fraco é o baixo HP, que pode ser compensado pelo refinamento dos equipamentos e fusão de pedras da alma.
  • Garras – PVE mediano pois, apesar do dano muito baixo, a velocidade de ataque é altíssima e acaba compensando. Possui poucas Habilidades de área, e todas pouco eficientes. No PVP, esses equipamentos leves têm vantagem sobre usuários de túnicas e Arqueiros. Porém, no geral, são facilmente derrotados por Bárbaros e outros tipos de Guerreiros.

BUILDS

Builds são as formas de “construção” do personagem, o modo de distribuir os Pontos de Status conforme o personagem evolui. Para cada build, temos vantagens e desvantagens, além de características próprias. Caberá ao jogador escolher a build de acordo com o tipo de jogo que lhe agrada, o tipo de arma utilizada e outros. No caso dos Guerreiros, as builds estão diretamente associadas ao caminho de armas seguido.

 

Porém, antes de tratar das builds em si, vejamos um quadro geral de como a distribuição de pontos de atributo deverá ser feita, de acordo com a arma utilizada, para que você se habitue e tenha certa noção do que abordaremos mais adiante.

Na tabela a seguir há um resumo aproximado de quantos pontos serão necessários gastar a cada 2 níveis*, em cada atributo, conforme o tipo de arma utilizada:

  FOR DES Pontos Extras (PVE) Pontos Extras (PVP)
Machados/Martelos 6 1 CON CON/DES
Lanças 5 2 CON CON/DES
Espadas/Lâminas 4 3 CON CON
Garras 3 4 CON CON

* É exibida a evolução a cada 2 níveis apenas para facilitar a compreensão. O jogador pode optar por evoluir do modo que desejar entre um nível e outro desde que, ao final de 2 níveis, a distribuição esteja da forma mostrada na tabela.

Note-se que sobram 3 pontos para serem distribuídos (os Pontos Extras). Recomenda-se que sejam investidos de acordo com a build e a prioridade do jogador: CON para PVE ou CON/DES para PVP, conforme pode ser visto na tabela.

Conforme mencionado anteriormente, para se obter um aproveitamento próximo de 100%, é necessário traçar pelo menos um segundo caminho de armas, além do principal. Para isto, o jogador pode começar a “investir” pontos extras de atributos desde cedo para que, mais tarde, possa investir nas Habilidades do segundo (e terceiro, quarto...) caminho de armas quando houver pontos de alma suficientes.

Também é possível “mesclar” as builds, conforme o exemplo abaixo:
Digamos que o guerreiro terá como caminho primário machados/martelos, e espadas/lâminas como secundário. A build de Machados/Martelos requer 6 pontos em FOR e 1 em DES, enquanto a de Espadas/Lâminas requerem 5 em FOR e 3 em DES. Assim, basta adicionar 2 pontos de DES à primeira build para termos o secundário de espadas/lâminas, além de 1 ponto extra, para investir em CON. Na tabela abaixo, chamaremos o resultado final de build “híbrida”, uma combinação entre machados/martelos e espadas/lâminas.

  FOR DES Pontos Extras (PVE) Pontos Extras (PVP)
Machados/Martelos 6 1 CON CON/DES
Espadas/Lâminas 4 3 CON CON
Build “híbrida” 6 3 CON CON

Entendido o conceito básico, partiremos para a análise de cada build individualmente. As builds estarão listadas de acordo com a escolha do caminho de armas:

Machados/Martelos
É uma das builds mais usadas entre os Guerreiros. Entre suas principais características estão o alto dano que causam aos oponentes e a alta defesa física. Porém, sua velocidade de ataque é bem lenta e, devido á baixa DES, os erros são freqüentes.

Possui boas Habilidades de área que causam danos medianos/altos e efeitos. É comumente escolhida pela facilidade de evolução entre os níveis, uma vez que a experiência pode ser obtida mais rapidamente com o uso das Habilidades de área, que derrotam mais inimigos de uma só vez.

Vantagens: Combates PVE, boas Habilidades de área, alto dano, alta defesa física.
Desvantagens: Combates PVP, velocidade de ataque baixa, alta quantidade de erros.

Lanças
O Guerreiro de lança é um personagem bem versátil, visto que tem um alcance muito alto – sendo o maior dentre os builds. Esta característica possibilita mais chances contra adversários que atacam à distância ou possíveis alvos em fuga.

Seus pontos fracos são as Habilidades. Apesar de possuírem um ótimo alcance e bom dano, são todas em linha reta, o que dificulta bastante nos combates PVE, e praticamente inviabiliza seu uso em combates PVP, dependendo do adversário.

Vantagens: Combates PVP, alto alcance e dano, boa velocidade de ataque.
Desvantagens: Muitas Habilidades em linha reta, não muito bom em combates PVE.

Espadas/Lâminas

Espadas de 1 mão: Ruim nos combates PVE pelas poucas Habilidades de área e danos reduzidos das Habilidades. Por outro lado, é um ótimo para PVP. Possui muitas Habilidades voltadas para este tipo de combate, alta velocidade de ataque, alto índice de acertos e esquiva, sem contar os danos críticos. Sua deficiência em HP pode ser compensada pelo refino de equipamentos e uso de pedras da alma de HP.

 

Espadas de 2 mãos: Mediano no PVE e bom no PVP. Destacam-se pela velocidade de ataque mediana e bom dano, mas suas Habilidades de área deixam a desejar. Já no PVP, apesar de sua velocidade de ataque, possui multiplicadores de dano nas Habilidades. Isso, aliado ao alto dano da arma, o torna o maior causador de dano.

Vantagens: Muitas Habilidades para PVP, velocidade de ataque alta (1 mão), maior dano causado dentre os tipos de Guerreiros (2 mãos).
Desvantagens: Poucas Habilidades de área, baixa velocidade de ataque (2 mãos), baixo HP.

Punho/Garras

Uma das builds mais interessantes e complexas. Começando pelo fato de que o Guerreiro deve fazer a opção entre distribuir seus pontos extras em FOR (possibilitando que utilize equipamentos pesados, mas ficará com HP mais baixo) ou CON (que irá garantir um bom HP, mas terá que utilizar equipamentos leves e terá baixa defesa física e maior defesa mágica).

 

Do ponto de vista do PVE, possui poucas e fracas Habilidades de área, o que dificulta bastante o dia-a-dia em relação à evolução. No PVP se sai bem, devido ao alto índice de acerto e esquiva, além dos acertos críticos. Possui uma habilidade que desabilita ataques mágicos, o que pode ser muito útil contra Sacerdotes, Magos ou Feiticeiras.

Vantagens: Altos valores em esquiva, acerto e índice de acertos crítico, maior defesa mágica, velocidade de ataque altíssima.
Desvantagens: Baixo HP/defesa física, dano baixo, poucas Habilidades de área.

 

EQUIPAMENTO

A escolha do equipamento é de grande importância, e pode economizar dinheiro em poções e até evitar a morte em situações de perigo. Estar com o melhor equipamento disponível no momento é sempre bom e altamente indicado.

Outra dica importantíssima para o guerreiro é que, pela sua baixa defesa mágica, deve-se compensar o máximo possível nos equipamentos. Portanto, esqueça os que adicionam pontos a defesa física – ela já é alta o suficiente. Prefira os que adicionam pontos à defesa mágica.

Equipamentos, tanto forjados quanto dropados, podem conter slots, onde podem ser inseridas pedras da alma. Para builds que possuam baixo HP, é indicada a fusão de pedra amarela para aumentar o HP nos equipamentos defensivos (armaduras, elmos, etc.). Já para nos demais, pode-se usar aspedras das nuvens, para compensar a baixa defesa mágica. Abaixo, uma visão geral sobre a escolha dos equipamentos:

  1. Capacete: Escolha os elmos pesados. Nem pense em usar as toucas místicas. O Guerreiro já possui todo o MP de que precisa para suas Habilidades. Os elmos pesados adicionam preciosos pontos de HP.
  2. Peça superior: Definitivamente armaduras pesadas, exceto na build de punhos/garras, em que o jogador investe em CON. Neste caso, como o guerreiro não tem força suficiente para usar armaduras pesadas, a única opção é fazer uso das armaduras leves, que possuem defesa física mediana, mas com maior defesa mágica.
  3. Peça inferior: Idem às armaduras. Opte pelas perneiras pesadas.
  4. Calçados: Também, de acordo com armaduras e perneiras, vá atrás das botas pesadas.
  5. Colar: Existem 3 tipos de colares (defesa dos 5 elementos, defesa física e esquiva). Como dito anteriormente, prefira os que adicionem defesa mágica. Alguns jogadores carregam consigo um colar extra, de defesa física. Pode ser muito útil em lutas contra monstros mais fortes de ataque físico.
  6. Braceletes: Segue a mesma regra de armaduras, perneiras e botas. A escolha certa são os braceletes pesados.
  7. Anéis: Anéis auxiliam no aumento do ataque. Existem dois tipos – ataque físico e mágico. Como o guerreiro não possui ataques mágicos, utilize sempre os físicos.
  8. Manto: Mantos adicionam esquiva e, em alguns casos, HP. Sempre prefira os que concedam algum tipo de bônus, principalmente em defesa mágica ou recuperação de HP.
  9. Ornamento: Assim como os colares, também existem 3 tipos, com as mesmas características (defesa dos 5 elementos, defesa física e esquiva). Siga exatamente a mesma regra utilizada nos colares.
  10. Livro: No slot de livros, é possível inserir livros divinos. Existem vários tipos, em vários níveis. Eles adicionam atributos extras ao status do personagem. Ao Guerreiro, interessam mais os livros que adicionam CON e DES (garras/punhos), ou até mesmo ganho de experiência.

Equipamentos especiais

Estes equipamentos são opcionais, mas seu uso pode facilitar e muito a vida do Guerreiro. Como se tratam de equipamentos feitos com moldes, seu preço pode torná-los inacessíveis a alguns jogadores.

  • Amuleto da Sombra do Dragão: Para jogadores de nível 86 ou superior. Trata-se de um amuleto que, além de prover pontos adicionais de esquiva, aumenta o total de esquiva em 10%. Para guerreiros que tem pouca DES, é de grande ajuda.
  • Cartão do Rei Pirata: Guerreiros a partir do nível 77 podem fazer uso deste colar. Assim como o item anterior, aumenta a taxa de esquiva em 10%, além de adicionar pontos de DefM.
  • Anel de Lin Yun: Este anel é o carro-chefe quando se fala em itens especiais para Guerreiros. Feito para jogadores de nível 76 ou superior, é muito utilizado pois, entre outros bônus, aumentam o índice de acerto em 50%. No caso das builds que possuem menos DES, é um item fundamental, por vezes utilizado nos 2 slots, o que aumenta incrivelmente o acerto, compensando os baixos valores de DES.


Dragonball Online Malet